Agradecer

Agradecer
Minhoca ...

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Lição de Tango







Giovanna e Matilde não parecem ter nada em comum, excepto o facto de morarem no mesmo bairro de Milão e de às vezes se cruzarem na rua.
A primeira é uma encantadora antiquária, casada e com uma filha adolescente; a outra é uma pobre idosa que vive sozinha numas águas-furtadas das quais obstinadamente não se deixa despejar.
Uma série de circunstâncias dramáticas aproxima as duas mulheres, que aprendem a conhecer-se e a travar uma profunda amizade.
Matilde ajudará a jovem a encontrar a serenidade e o amor, enquanto que Giovanna acompanhará Matilde ao longo da sua caminhada final.
Uma história dominada pela paixão, que nos retrata, com o talento habitual de Sveva Casati Modignani, duas inesquecíveis figuras femininas.
Meu comentário:
Sendo a Sveva umas das minhas autoras favoritas é para mim ler um livro dela como que ler uma carta de uma velha amiga e como já algum tempo que não lia nenhum dela e com mais 2 recentemente adquiridos na estante estava mais que na altura de pormos a " correspondência" em dia.
Mais uma vez foi um prazer ler sobre a vida de Matilde e Giovanna e mais do que uma grande Lição de Tango ,Sveva transmite mais uma vez uma lição de vida e sua versão dos traumas e sentimentos de mulheres que foram abusadas na infância,num contexto muito particular o incesto,e como foram transformadas as suas personalidades e os vários exemplos de reagir e superar esse sofrimento interior e permitir aceitar -se e receber novamente o Amor.
O relato da vida de Matilde e sua personalidade foram para mim o máximo.
A sua ligação com Giovanna poderosa,uma que com a recordação de um grande amor abre aos braços para aceitar o final da sua vida e outra que se encontra consigo mesma e aceita finalmente o verdeiro amor sem receios depois de anos de vazios,medos e dúvidas emocionais.
Até agora de todos os livros de Sveva ,a Viela da Duquesa é o que mais me marcou ,mas este não lhe fica aquém.
Muito bom mesmo.
De ler e reler de certeza.
Um livro que recomendo a todas as mulheres e não só.

3 comentários:

  1. Lição de Tango é um livro de encontros: O encontro entre as duas mulheres o encontro com elas próprias e o encontro ente Mãe e Filha. Um livro que nos relembra que as pessoas já idosas, já foram novas e muitas vezes tem uma história de vida interessante para contar e partilhar.
    É um livro que se lê rápido, tem uma leitura leve, mas mesmo assim faz-nos reflectir.

    Já li O Fogo da Verdade e posso dizer que vais ter uns bons minutos de leitura.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Descobri hoje o teu blog e gostei muito!
    Parabéns!

    Bom Fim De Semana E Boas Leituras!
    Bjs*

    ResponderEliminar
  3. Eu adorei este livro! É um dos que mais gosto da Sveva....

    ResponderEliminar