Agradecer

Agradecer
Minhoca ...

domingo, 2 de agosto de 2009

O Quarto Arcano





No princípio do século XIX, diferentes processos revolucionários espalham-se pelas colónias espanholas da América, desejosas de se tornarem independentes da Coroa de Espanha.

Buenos Aires será uma das primeiras capitais a concretizar esse sonho.

É nesse contexto que decorre o romance de Florencia Bonelli, a mais popular autora histórico-romântica do panorama literário latino-americano.

Roger Blackraven é um abastado homem de negócios inglês, com interesses particulares em Buenos Aires, onde é amo e senhor de terras e gentes, que o temem e respeitam.

Mas a sua vida vai cruzar-se com o Anjo Negro.
O Anjo Negro é Melody Maguire, uma exótica crioula ruiva, filha de um pai irlandês evadido do seu país para escapar à justiça inglesa.

Assim apelidada pelos escravos, Melody luta pelo fim da escravatura. Roger representa para ela tudo o que mais odeia: é inglês, mulherengo, dono de escravos, um déspota - e, no entanto, não consegue evitar a atracção escaldante que nasce entre os dois.
Romance histórico profundamente comprometido, romance sentimental com as cores e os cheiros da América Latina, muitas vezes imbuído de uma carga de erotismo fortemente explícito, O Quarto Arcano revela aos leitores portugueses uma das mais populares escritoras argentinas. O Quarto Arcano, de Florencia Bonelli, serve-se da História como contexto mas é o enredo que promete apaixonar os leitores portugueses.

O Anjo Negro é o primeiro de dois volumes que compõem a obra.
Em 1806, diferentes processos revolucionários espalham-se pelas colónias espanholas da América, desejosas de se tornarem independentes da Coroa de Espanha.

Buenos Aires será uma das primeiras capitais a concretizar esse sonho.

É neste contexto que decorre o romance de Florencia Bonelli: a mais popular autora histórico-romântica do panorama literário latino-americano recorre à génese da sua nação para nos apresentar duas personagens marcantes.

Roger Blackraven, conde de Stoneville, é um homem que se define pela fidelidade a uma única causa: a sua própria.

De natureza dominante e autoritária, desde muito jovem viveu para ser forte, o homem mais poderoso entre os seus pares.

O Anjo Negro é Melody Maguire, uma exótica crioula ruiva, filha de um pai irlandês evadido do seu país para escapar à justiça inglesa.

Assim apelidada pelos escravos, Melody luta pelo fim da escravatura.

Roger representa para ela tudo o que mais odeia: é inglês, mulherengo, dono de escravos, um déspota – e, no entanto, não consegue evitar a atracção escaldante que nasce entre os dois.
Por recorrer a personagens chave da História como Manuel Belgrano, Napoleão Bonaparte ou Maria Antonieta e por viverem nas suas páginas escravos, índios, ingleses, franceses, espanhóis e crioulos, O Quarto Arcano é um romance profundamente comprometido com as cores e os cheiros da América do Sul.

Imbuída de uma carga de erotismo fortemente explícito, a obra invoca os espíritos inquietos que ergueram a Argentina e revela aos leitores portugueses uma das mais populares escritoras latinas.


Meu comentário:

Foi um livro que me deu muito prazer ler.
Confesso que não liguei muito à parte histórica e às cenas do tarot;que não fazem o meu genero; embora toda a narrativa e desenrolar do livro dependa dela,para a perceber e seguir.
Mas ao amor que nasce entre Roger e Melody,Babá e Elisea,as cenas descritas quando ajudam os escravos na sua luta contra a escravatura, e as das maldades de Bela ,Endha e Sabas ,assim como a vida de personagens como Tommy , o pequeno Jimmy e Papa Justicia me prenderam do principio ao fim.
Como a autora descreve as cenas tanto de amor como de violência de um modo tão intenso ,detalhado e profundo que tanto podemos corar e sentir o sangue subir ao rosto(verdade!...) como um nó na garganta e friozinho no estomago ou mesmo uma lagrima correr pela face.
Florencia coloca nas suas personagens alma e coração e é impossivel ficar imune às suas palavras.
Estou ansiosa pelo 2º volume para ver como se desenrolam todas estas vidas,como termina toda esta história e para me sentir novamente a vibrar com as suas palavras.
Um livro e uma autora a seguir sem duvidas.
Mais uma obrigado http://www.segredodoslivros.com/ pela oportunidade destes momentos empolgantes de leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário